10/02/2012

Investigadores britânicos desenvolvem robot que ajuda crianças com autismo a identificar emoções

Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, desenvolveram um robot capaz de ajudar crianças com autismo a melhorarem sua interação social. O Kaspar (Kinesics and Synchronisation in Personal Assistant Robots) é um robot do tamanho de crianças, usado em estudos de interação entre robots e humanos, no âmbito da robótica cognitiva e do desenvolvimento de tecnologias assistivas, incluindo estudos sobre os possíveis benefícios terapêuticos e educacionais que os "mediadores robotizados" podem proporcionar a crianças com autismo.

O projeto faz parte do European RobotCub Project , que visa construir uma plataforma de robots de código aberto para pesquisa, desenvolvimento cognitivo.

Os estudos realizados com o robot reconhecem o importante papel da brincadeira no desenvolvimento infantil e têm como meta criar melhorias para crianças que estão impedidas de brincar devido a alterações cognitivas, de desenvolvimento ou físicas. Os brinquedos robóticos buscam capacitar estas crianças para que descubram a variedade de estilos de jogos e possam brincar social e cooperativamente.

O robot, chamado Kaspar, é programado para sorrir, franzir, rir, piscar e balançar os braços. O robot ainda está em fase experimental, e os investigadores esperam que ele possa ser produzido em massa por um preço menor.

O robot faz poucos truques, como dizer: "Olá, meu nome é Kaspar. Vamos brincar". Ele ri quando as crianças se encostam, levanta os braços e, se leva uma bofetada, põe as mãos no rosto e grita: "Ai, isso dói".

Há projetos similares no Canadá, no Japão e nos EUA, mas a pesquisa inglesa é uma das mais avançadas. Até agora, cerca de 300 crianças com autismo já brincaram com Kaspar na Inglaterra.

Fonte: Isaude.net


Mais informação em http://kaspar.feis.herts.ac.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário